GTFS, GPS e Bilhetagem Eletrônica no Transporte Público Coletivo

O foco deste curso é a operacionalização da gestão de dados padronizados e automatizados de transporte público nos municípios. O objetivo é apresentar técnicas e ferramentas de estruturação, armazenamento e publicação de dados e debater os principais desafios e soluções para a gestão de dados pelos órgãos gestores municipais, estaduais ou federais. Ao longo de três módulos, vamos navegar por todo o processo de coleta, abertura e uso de dados de GTFS, GPS e Bilhetagem eletrônica, apresentando as principais características de cada tipo de dado, ferramentas para o seu processamento e boas práticas para a atualização e publicação dos dados. 

 

O conteúdo do curso é uma adaptação das oficinas do Programa de Capacitação sobre o Uso de Dados Abertos para a Gestão do Transporte público conduzido pelo ITDP Brasil no âmbito do projeto AcessoCidades, uma iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos em parceria com a Confederación de Fondos de Cooperación y Solidaridad e a Associazione Nazionale Comuni Italiani, com cofinanciamento da União Europeia. O projeto tem como objetivo qualificar políticas de mobilidade urbana no Brasil com vistas ao desenvolvimento sustentável e ao combate às desigualdades sociais, raciais e de gênero. 

Módulo I – Gestão de Dados de GTFS 

  • Aula 1O que são dados em formato GTFS? 
  • Aula 2 Criação e atualização de dados de GTFS  
  • Aula 3 Validação e publicação de dados de GTFS  
  • Aula 4 Estudo de caso: gestão de dados GTFS em Curitiba 

Módulo II –  Gestão de Dados de GPS

  • Aula 1O que são dados de GPS? 
  • Aula 2 Formatos de dados de GPS e aplicações 
  • Aula 3 Problemas comuns de dados de GPS 
  • Aula 4 Estudo de caso: gestão de dados de GPS no Rio de Janeiro  

Módulo III – Gestão de Dados de Bilhetagem eletrônica 

  • Aula 1O que são dados de Bilhetagem Eletrônica? 
  • Aula 2 Acesso, armazenamento e publicação de dados de bilhetagem eletrônica  
  • Aula 3 Visualização de dados de Bilhetagem Eletrônica  
  • Aula 4 Estudo de caso: gestão de dados de Bilhetagem Eletrônica em São Paulo