Perguntas

Clique em Inscreva-se, preencha o formulário e aguarde um e-mail de confirmação. Caso tente se inscrever fora do período de inscrições, você será informado sobre o cronograma de futuras turmas e poderá deixar seu e-mail para receber um aviso quando as inscrições para uma nova turma se iniciarem.

Estudantes não precisam ter curso superior ou formação acadêmica específica para a realizar os cursos. O único pré-requisito é ter interesse no tema.

Todos os cursos da MobiliCAMPUS (Desenvolvimento Urbano, Mobilidade a Pé, Mobilidade por Bicicleta, Transporte Público e Gestão da Mobilidade) são oferecidos gratuitamente.

Cada curso tem carga horária estimada entre 12 e 22 horas, a depender do ritmo de cada pessoa. Temos um total de 5 cursos e a expectativa é que você dedique 77 horas em aproximadamente 5 meses e meio para realizá-los.

Sim. Para obter o certificado, é preciso obter a nota mínima (7) nas avaliações dos módulos que compõem cada um dos cursos da plataforma. As avaliações são compostas por 10 questões objetivas. O certificado só poderá ser emitido após a conclusão das avaliações de todos os cursos.

A MobiliCAMPUS dispõe de diferentes materiais e recursos didáticos para cada curso. Os cursos são divididos em módulos temáticos compostos por aulas. As aulas são oferecidas em formato de vídeo, contando com a exposição dos conteúdos por especialistas do ITDP Brasil. Cada vídeo-aula tem duração média de 30 minutos e conta com o suporte de slides (disponibilizados em formato PDF). Além disso, todos os cursos contam com midiatecas que oferecem materiais complementares às aulas (vídeos, infográficos e bases de dados).

Sim. A plataforma conta com fóruns temáticos em que os participantes das turmas podem interagir durante a realização dos cursos. A equipe do ITDP Brasil irá acessar semanalmente os fóruns para tirar dúvidas e contribuir com as discussões. Você também pode se comunicar com outros estudantes através de um chat privado.

Se o número de inscrições para uma turma ultrapassar o número limite de 300 vagas disponíveis, o ITDP Brasil realizará um processo de seleção considerando critérios associados ao setor, gênero, raça e região de origem das pessoas inscritas. Esse processo tem como objetivo garantir a diversidade entre estudantes e enriquecer mais as trocas durante a realização dos cursos.

As pessoas que não conseguirem finalizar os cursos e emitir seus certificados no prazo previamente estipulado para as turmas (aproximadamente 5 meses e meio) terão que aguardar a realização de pelo menos mais duas turmas para se candidatar novamente. Esta medida foi estabelecida para garantir que um número maior de pessoas possa ter a oportunidade de realizar os cursos da MobiliCAMPUS.

Este tema é importante, especialmente se tivermos mais de 300 inscrições para uma turma e o ITDP tiver que realizar um processo de seleção. Você deve indicar a categoria Poder Público se atuar em órgãos de governo (Federal, Estadual ou Municipal). A categoria Iniciativa Privada deve ser indicada se for funcionário ou sócio de uma empresa privada, ou associação empresarial. A categoria Sociedade Civil deve ser indicada quando for funcionário ou membro de uma Organização Não Governamental (ONG), de um movimento social ou simplesmente cidadãos sem nenhum tipo de filiação. A categoria Academia deve ser indicada por estudantes, professores e funcionários de instituições de ensino superior públicas ou privadas. A categoria Organização Internacional deve ser indicada por pessoas que fazem parte de organizações não governamentais internacionais, organizações intergovernamentais globais ou regionais (tais como a Organização das Nações Unidas – ONU – e a Organização dos Estados Americanos – OEA – respectivamente), embaixadas, consulados ou organismos de cooperação internacional representantes de um ou mais países. A categoria Mídia deve ser preenchida por jornalistas e profissionais da área de comunicação.

O MobiliCAMPUS Alumni é um espaço virtual permanente para todas as pessoas que completam os cursos e emitem o certificado. Nele é possível acessar conteúdos selecionados das aulas e midiatecas, além eventos, artigos e os novos materiais que são adicionados para turmas posteriores. Também é possível contatar outros estudantes e a equipe do ITDP.

Para participar da iniciativa é necessário finalizar todos os cursos (Desenvolvimento Urbano, Mobilidade a Pé, Mobilidade por Bicicleta, Transporte Público e Gestão da Mobilidade) e emitir o certificado. Após a finalização do prazo previsto para a turma, os estudantes recebem as informações de acesso para o MobiliCAMPUS Alumni por e-mail.

Sim. Todas as vídeos-aulas e entrevistas são legendadas.